Dicas Importantes

Quando usar lentes de contato?

São usadas para fins estéticos, substituindo os óculos em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As lentes gelatinosas coloridas podem modificar a cor de seus olhos. Estas lentes são indicadas também para pessoas que têm cicatriz aparente na córnea, em caso de ausência ou perda de íris (cor dos olhos) e para albinos.

Várias doenças corneanas só podem ser curadas ou controladas com uso de lentes de contato.

As lentes de contato proporcionam melhor visão do que os óculos em pessoas portadoras de ceratocone, anisometropia, astigmatismo irregular e em outros casos específicos.

A partir de que idade pode-se usar lentes de contato?

Não há idade mínima para o início do uso de lentes de contato, está a critério médico. O que deve haver é a consciência do usuário e de seu responsável de seguir as orientações do especialista para evitar problema aos olhos.

Muitos jovens preferem a aparência natural das lentes de contato, o que os faz sentirem-se mais seguros de si no trato social. Eles apresentam um melhor desempenho nos esportes, pois as lentes de contato proporcionam melhor visão periférica do que os óculos.

As lentes de Contato Podem Prejudicar os Olhos?

Devido ao contato com os olhos, as lentes necessitam de um acompanhamento do oftalmologista.

Embora sejam seguras em pacientes bem adaptados e bem orientados, algumas alterações oculares podem ocorrer sendo as infecções as mais temidas. Se você estiver bem orientado, a chance de complicação é pequena.

É possível usar maquilagem e cremes com lentes de contato?

Sim. No entanto, alguns tipos de maquilagem devem ser evitados, como sombras em pó, rímel à prova d'água e passar lápis na borda interna das pálpebras.Ao aplicar creme nas pálpebras, evite-se sujar os cílios e, de preferência, depois de 20 minutos, tirar o excesso com lenço de papel. O creme pode penetrar nos olhos durante a noite, sujando o filme lacrimal e provocando turvação de visão, além de ardência.

As lentes podem escorregar para trás do globo ocular?

A anatomia do olho não permite que a lente se desloque para trás dele, mas ela pode permanecer escondida sob a pálpebras. Se o usuário não consegue removê-la, deve procurar o especialista.

É possível praticar natação, usando lentes de contato?

É possível, mas recomenda-se o uso de óculos de proteção, porque o cloro amarela a lente e, principalmente, por causa do risco de contaminação em piscinas públicas. Quando a lente for molhada com água poluída, deve ser retirada para limpeza e desinfecção o mais rápido possível.

Algumas lentes são melhores que outras?

Todas apresentam vantagens. Decida, com seu oftalmologista, qual o tipo que melhor se adaptará ao seu caso.

 
Unidade I
Praça Oswaldo Cruz, 124 Conjunto 64 - 6°andar
Paraíso CEP: 04004-070
Tel : 3266-7400 / 3288-6168 / 3262-3129
(em frente ao Shopping Center Paulista)
Unidade II
Av. Guilherme Cotching, 1000
Vila Maria CEP: 02113-012
Tel : 2955-8188/ 2955-9128
(em frente ao Banco Safra)